sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Imagem do Doclisboa’12, criada por Pedro Nora, nomeada para os Prémios Design Museum Designs of the Year 2013



A imagem do Doclisboa’12, criada por Pedro Nora, está nomeada para o concurso internacional Designs of the Year 2013, realizado pelo Design Museum de Londres, na categoria de design gráfico.
No cartaz do Festival imagens de pedras, que se assemelham a ilhas, remetem para a afirmação, diversidade e resistência de singularidades (de autores/linguagens) mas também para os primeiros instrumentos civilizacionais. No seu conjunto, as várias "ilhas" resultam num arquipélago de singularidades e num espaço de afirmação cultural colectiva, que o cinema (e em particular o cinema documental) pode ser.
Para Pedro Nora, "estas opções prenderam-se essencialmente com as dimensões "política", de "expressão individual e colectiva", e de "urgência" acentuada na programação para o Doclisboa'12, nomeadamente através do destaque à retrospectiva Chantal Akerman, ao Pedro Costa, à secção "United We Stand, Divided We Fall" e às novas secções "Verdes Anos" e "Cinema de Urgência".
Segundo a direcção do Doclisboa, "a 10ª edição do Festival foi realizada num contexto muito particular - um momento de crise profunda, mas também um momento em que o entusiasmo de uma nova direcção e de uma equipa se juntaram para pensar o festival como um lugar em crescente abertura, rigor e risco. Pedro Nora foi por nós desafiado a repensar e transformar toda a imagem do festival, criando uma nova identidade para ele. Estamos, assim, muito felizes e orgulhosas que tal desafio tenha sido recompensado deste modo. Se acreditámos sempre que a sua proposta era uma contribuição valiosa para o Doclisboa, com este reconhecimento confirmamos que é com criatividade, persistência, reflexão e entrega que podemos contribuir para que este festival assuma o papel preponderante que para ele se desenha no contexto dos festivais internacionais de documentário. Estamos convictas de que tempos de crise, o risco e a imaginação são as únicas possibilidades de resistir e construir".
Pedro Nora desenvolve, desde 2001, trabalho na área cultural, tendo-se especializado em design gráfico para exposições de arte contemporânea, em design editorial e em design de livro de artista. Podem citar-se colaborações com o Museu e Fundação de Serralves, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Berardo, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Centro Cultural Vila Flor, ESAD (escola superior de artes e design de Matosinhos), Casa da Animação, Casa da Música, Culturporto, MARCO (Museu de arte contemporânea de Vigo) e Kunsthalle de Basel.
O concurso Designs of the Year do Design Museum, de Londres, também conhecido como "Oscars do mundo do design" é realizado anualmente e considerado um dos mais inovadores, interessantes do mundo e está dividido em sete categorias: arquitectura, digital, moda, mobiliário, gráfico, produto e transportes. Há um vencedor para cada categoria, seleccionado por um júri internacional e o grande vencedor é premiado Design of the Year. Com seis anos de existência, a exposição – que decorrerá entre 20 de Março e 7 de Julho – atrai, em média, cerca de 80 mil visitantes ao museu. Os vencedores serão anunciados no dia 17 de Abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário