sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Designers de moda portuguesa ganham mercado no Dubai


Durante o prestigiado J Winter Fashion Show 2013, a bordo do luxuoso paquete no Dubai, Joana Montez e Patricia de Melo, designers de moda portuguesas, foram convidadas a estrear um espaço numa das lojas de alta-costura do Dubai. O talento da dupla de designers portuguesas Joana Montez e Patricia de Melo ultrapassou fronteiras e já é reconhecido pelo mercado do médio oriente. A sua marca de vestidos de noivas brilhou a bordo do luxuoso paquete Costa Atlantica, atracado nas docas do Dubai, onde decorreu no passado dia 17 de Janeiro o prestigiado J Winter Fashion Show 2013.

Estreando uma combinação de colecções de alta costura, vestidos de noiva e pronto a vestir dos Emiratos Árabes Unidos, Portugal, Líbano, Rússia, Itália, Hong Kong, Grécia e Vietnam, numa passerelle com 70 metros, tendo por cenário a belíssima silhueta do Dubai, o evento alterou os padrões dos desfiles de moda, ao ser o primeiro realizado no sundeck de um navio.

Como resultado deste desfile, Joana Montez e Patricia de Melo vêm agora a sua marca representada por uma das melhores lojas de alta costura do emirato, situada na Jumeira Road, onde se concentram as melhores lojas e ateliers do Dubai.

Com tecidos leves, como tule, organza, seda e musselina, com sobreposições, transparências e bordados, os 15 vestidos das portuguesas afastam-se do estilo tradicional, mostrando cortes distintos que por certo farão furor no Dubai, onde as estilistas estão representadas.

A modelo internacional Jessica Minh Anh é a organizadora e o rosto do evento.

Imagem do Doclisboa’12, criada por Pedro Nora, nomeada para os Prémios Design Museum Designs of the Year 2013



A imagem do Doclisboa’12, criada por Pedro Nora, está nomeada para o concurso internacional Designs of the Year 2013, realizado pelo Design Museum de Londres, na categoria de design gráfico.
No cartaz do Festival imagens de pedras, que se assemelham a ilhas, remetem para a afirmação, diversidade e resistência de singularidades (de autores/linguagens) mas também para os primeiros instrumentos civilizacionais. No seu conjunto, as várias "ilhas" resultam num arquipélago de singularidades e num espaço de afirmação cultural colectiva, que o cinema (e em particular o cinema documental) pode ser.
Para Pedro Nora, "estas opções prenderam-se essencialmente com as dimensões "política", de "expressão individual e colectiva", e de "urgência" acentuada na programação para o Doclisboa'12, nomeadamente através do destaque à retrospectiva Chantal Akerman, ao Pedro Costa, à secção "United We Stand, Divided We Fall" e às novas secções "Verdes Anos" e "Cinema de Urgência".
Segundo a direcção do Doclisboa, "a 10ª edição do Festival foi realizada num contexto muito particular - um momento de crise profunda, mas também um momento em que o entusiasmo de uma nova direcção e de uma equipa se juntaram para pensar o festival como um lugar em crescente abertura, rigor e risco. Pedro Nora foi por nós desafiado a repensar e transformar toda a imagem do festival, criando uma nova identidade para ele. Estamos, assim, muito felizes e orgulhosas que tal desafio tenha sido recompensado deste modo. Se acreditámos sempre que a sua proposta era uma contribuição valiosa para o Doclisboa, com este reconhecimento confirmamos que é com criatividade, persistência, reflexão e entrega que podemos contribuir para que este festival assuma o papel preponderante que para ele se desenha no contexto dos festivais internacionais de documentário. Estamos convictas de que tempos de crise, o risco e a imaginação são as únicas possibilidades de resistir e construir".
Pedro Nora desenvolve, desde 2001, trabalho na área cultural, tendo-se especializado em design gráfico para exposições de arte contemporânea, em design editorial e em design de livro de artista. Podem citar-se colaborações com o Museu e Fundação de Serralves, Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu Berardo, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Centro Cultural Vila Flor, ESAD (escola superior de artes e design de Matosinhos), Casa da Animação, Casa da Música, Culturporto, MARCO (Museu de arte contemporânea de Vigo) e Kunsthalle de Basel.
O concurso Designs of the Year do Design Museum, de Londres, também conhecido como "Oscars do mundo do design" é realizado anualmente e considerado um dos mais inovadores, interessantes do mundo e está dividido em sete categorias: arquitectura, digital, moda, mobiliário, gráfico, produto e transportes. Há um vencedor para cada categoria, seleccionado por um júri internacional e o grande vencedor é premiado Design of the Year. Com seis anos de existência, a exposição – que decorrerá entre 20 de Março e 7 de Julho – atrai, em média, cerca de 80 mil visitantes ao museu. Os vencedores serão anunciados no dia 17 de Abril.
Terminado o solstício de verão as latas colocadas em junho de 2012 foram agora recolhidas, prontas a ser enviadas para o “Estúdio Redondo” em Madrid. Após seis intensos meses à chuva e ao sol, as latas expostas em vários pontos da grande Lisboa, Porto, Macau e Açores terão finalmente o corpo de fotografia em Março deste ano.Este projeto tem como objetivo registar a passagem do tempo numa simples fotografia, tendo por base a “solarigrafia”, uma técnica que capta a trajetória do sol e as suas nuances no decorrer do tempo.

No passado mês de outubro, o mentor do projeto Time in a Can, Diego López Calvín, esteve em Lisboa para verificar o posicionamento e localização das latas que foram colocadas em junho.

Este projeto promovido pela Associação de Latas de Bebidas (ALB) pretende, em conjunto com o Estúdio Redondo, criar empatia pela embalagem - a lata -, tecnicamente perfeita, entre a comunidade científica e das artes. “As latas utilizadas para este projeto serão novamente recicladas e poderão voltar a conter refrigerantes, cerveja ou até mesmo voltar a participar noutro projeto como o Time in a Can. Infinitamente reciclado, o metal volta sempre a transformar-se em matéria-prima de primeira qualidade. Esta é uma das caraterísticas que faz com que este projeto seja altamente sustentável.”, refere o diretor da ALB, Dr. Miguel Aballe.

Castelo de São Jorge, Aqueduto das Águas Livres, Museu da Água, Mãe d’Água, Jardim Botânico de Lisboa, Palácio da Pena, Palácio Nacional de Sintra, Palácio Nacional de Queluz, Convento de Mafra, Castelo de Guimarães, Centro Português de Fotografia, Açores e Macau foram os locais eleitos para a concretização deste projeto em solo nacional, uma iniciativa que decorre já nos 5 continentes.

Acompanhe toda a ação em Portugal: www.facebook.com/RecicLata

Investigadora portuguesa nomeada para prémio internacional

Marta Pinto – investigadora da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto – é uma das três finalistas do prémio “Terre de Femmes”, da Fundação Yves Rocher, que premeia mulheres que agem a favor do ambiente. “FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto (AMP)” é um dos selecionados para a grande final, que terá lugar a 7 de fevereiro, em Lisboa, no Restaurante Monte Claros (Parque Florestal de Monsanto). Trata-se de um projeto que, além de melhorar a qualidade de vida dos habitantes da AMP, fomenta a melhoria do meio ambiente, contribuindo para o bem-estar da sociedade.

A iniciativa pretende criar florestas urbanas com árvores nativas que aumentem a qualidade paisagística, suavizem o clima, funcionem como barreiras naturais em caso de incêndio, purifiquem a água e o ar, reduzam os riscos de erosão dos solos e funcionem como sumidouro de carbono. Atualmente, e no âmbito deste projeto, foram já plantadas mais de 17 mil árvoresnos municípios da Área Metropolitana do Porto. Este processo envolveu 2.750 voluntários, num total de 8.000 horas de voluntariado.

Worten angariou 175 mil euros para a Cruz Vermelha

No âmbito do projeto de responsabilidade social “Dê a mão por um Portugal + Feliz”, a Worten vendeu mais de 200 mil embrulhos de Natal e angariou 175 mil euros para o programa “Portugal + Feliz” da Cruz Vermelha Portuguesa. Este programa visa apoiar famílias carenciadas na reconstrução dos seus projetos de vida, combatendo a pobreza e a exclusão social.

Com a ajuda de todos os portugueses que aderiram a esta causa, o montante angariado irá agora contribuir para melhorar as condições de vida de centenas de famílias portuguesas que atravessam momentos menos fáceis.

Em vigor desde 2009, o “programa Portugal + Feliz é uma reação às consequências de uma crise global. Os 175 mil euros angariados, com o apoio da Worten e a ajuda de todos os que contribuíram, irão permitir apoiar mais de 1000 pessoas, durante, aproximadamente, um ano”, explica Cristina Louro, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.
Por seu lado, Nuno Nascimento Rodrigues, diretor de marketing da Worten, defende que esta “foi uma iniciativa que abraçámos com muito orgulho, porque desta forma tivemos a oportunidade deajudar famílias carenciadas e vulneráveis à crise que procuram apoio junto da Cruz Vermelha Portuguesa. Mais uma vez, agradecemos o contributo de todos os portugueses, que se mostraram sensíveis a esta causa, ajudando quem mais precisa”.
No ano em que assinala o seu 10º aniversário, a Missão Sorriso, com o apoio de milhares de Portugueses, conseguiu angariar cerca de 1.4 Milhões de euros. Este ano foram também batidos records no números de projetos recebidos a concurso, 176 participações, e na votação dos mesmos que decorreu até ao passado dia 31 de dezembro, tendo sido contabilizados cerca de 1.5 Milhões de votos.
 
Estes números motivaram o lançamento de uma campanha de agradecimento aos portugueses que contribuíram para a causa. A campanha de agradecimento conta com a presença de diversas “caras” da TVI que este ano se juntaram no apoio a este projeto.

Spartacus está de volta :)

Pois é já no dia 17 de fevereiro, pouco depois do dia lamechas dos namorados, que o herói romano vai finalmente conseguir a sua vingança. Intitulada de ‘Spartacus: A Revolta dos Escravos’, esta terceira temporada será a última da série que tem vindo a conquistar cada mais fãs em todo o mundo e que segue a história do soldado romano que virou escravo: Spartacus’. A reta final da saga chega à FOX já no dia 17 de fevereiro, às 22h30, para nos começar a mostrar a conclusão épica de uma lendária jornada e que vai desencadear numa luta nunca antes vista na televisão.

Em retrospetiva, depois de separado do amor da sua vida, Spartacus (Liam McIntyre) é forçado a entrar para a sanguinária arena dos gladiadores, onde a morte constitui o principal entretenimento das multidões. Terá de lutar pela sua sobrevivência, fazer amigos entre os seus inimigos e “brincar” com a política neste novo mundo de corrupção, violência, sexo e fama. A sua paixão dá-lhe a força necessária para superar todos os obstáculos e para conseguir sobreviver ele terá de ser mais do que simples homem, mais do que um gladiador... Ele terá de se tornar uma lenda.

Gustavo Fernandes representa Portugal no United Buddy Bears

O pintor português Gustavo Fernandes foi convidado para representar Portugal na exposição Mundial United Buddy Bears em Berlim.  Gustavo Fernandes foi convidado a pintar um United Buddy Bear. São 146 esculturas pintadas por artistas de todo o Mundo, cada um representando o seu País.
E eis que está aqui o urso!

Vinhos tugas continuam a somar distinções: agora foi o Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria 2007

O vinho Foz de Arouce Vinhas Velhas de Santa Maria 2007 foi classificado como um dos melhores de Portugal e do mundo, com 95 pontos(num escala de 100) pelo reconhecido crítico Mark Squires, da mais influente revista de vinhos americanaWine Advocate.
O crítico não poupa elogios ao vinho: “rico e profundo (…) concentrado e elegante. Um vinho que já há vários anos apresenta características semelhantes sendo que esta colheita está mais marcada e expressiva pela sua fruta conseguindo um equilíbrio perfeito. Um vinho vibrante e concentrado. Uma das características que eu sempre apreciei neste vinho. Agora parece uma super estrela!”