quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Associação Portuguesa de Aromaterapia oferece terapias gratuitas a pessoas carenciadas


A Associação Portuguesa de Aromaterapia (APA) está a desenvolver de há quase um ano a esta parte uma iniciativa de carácter social, levando cuidados de saúde das medicinas alternativas até um conjunto de pessoas carenciadas.

A iniciativa, denominada Hospital do Sorriso, que vai na sua 9ª edição, passa pela cidade do Porto no dia 6 de Janeiro e decorrerá entre as 10 e 16h00, na Unidade Empresarial de Paranhos. O Hospital do Sorriso é um movimento integrado da APA e reúne um grupo de terapeutas de medicinas alternativas, de vários pontos do País, que se disponibilizam para oferecer este tipo de terapias.

Raquel Costa, licenciada e detentora de várias formações no domínio das medicinas naturais, está à frente da instituição, e explica que “este tipo de terapias está indicada para qualquer tipo de patologia”. A aromaterapia interliga-se com várias técnicas de massagem, osteopatia, medicina tradicional chinesa e fitoterapia na prestação destes cuidados, em que a maior parte dos casos que têm aparecido “se prendem com patologias do foro neurológico e osteomuscular”. Em média, esta iniciativa do Hospital do Sorriso atende 50 pessoas por cada uma das sessões.



Raquel Costa apenas trabalha com óleos essenciais biológicos. E sustenta que “os aromas entram imediatamente no cérebro, criando sensações, emoções e recordações”, existindo cerca de 200 óleos com propriedades terapêuticas diversas. Com a inalação e aplicação na pele, através de massagem, os óleos essenciais podem tratar problemas dermatológicos, musculares, articulares, respiratórias, emocionais e até mesmo proteger a pele de efeitos radioactivos. Estando indicada para o tratamento de todas as patologias, a aromaterapia não tem a cura para as doenças, mas é essencial “para que o corpo reaja de forma positiva no combate à doença”. E neste particular “os óleos essenciais são a melhor ferramenta para a cura individual, pois interagem ao nível físico, emocional e energético em simultâneo”.

A Associação Portuguesa de Aromaterapia foi constituída para exercer a sua actividade nos domínios científico e social. Na vertente científica, a APA pretende divulgar a aromaterapia e todas as suas potencialidades medicinais, fazendo pesquisas científicas sobre as propriedades dos óleos essenciais. Pretende, igualmente, facultar aos seus associados e alunos conhecimentos sobre esta terapia milenar, ajudando a credibilizar os seus profissionais. Na vertente social, a primeira grande acção é este Hospital do Sorriso, que pretende chegar às populações mais carenciadas, dando-lhes a conhecer esta prática clínica.



Sem comentários:

Enviar um comentário