domingo, 18 de novembro de 2012

Descoberta hormona que torna os homens fiéis

Fala-se tanto nestes tempos de infidelidade, que o discurso sobre relações torna-se por vezes um hino à decepção. Quantas pessoas partem para um relacionamento já de pé atrás? Ou vivem angustiadas com a possibilidade de uma traição do companheiro? Mas a ciência dá agora bons motivos para as mulheres se sentirem mais confiantes. Caso para repetir, agora com provas, o velho chavão: "se ele te ama, não vai olhar para outras mulheres!" É que o comportamento monogâmico masculino é 'imposto' aos homens pelo próprio organismo. Um grupo de cientistas encontraram a 'hormona da monogamia" que os 'ajuda' a permanecerem fieis à sua parceira. A oxitina pode funcionar como um marcador de fidelidade nos homens e mostrar, de forma objectiva, se estão mesmo comprometidos numa relação.



Para fazer este estudo, os cientista mediram os níveis de oxitina num grupo de voluntários masculinos antes de os deixarem sozinhos com uma mulher atraente para descobrirem o que se passava. Alguns homens casados ou numa relação séria, receberam uma dose extra de oxitina através de um spray nasal e acabaram por colocar uma distância maior entre eles e a mulher atraente que lhes foi colocada à frente. À medida que esta se aproximou deles, com o pretexto de fazer mais questões para a pesquisa, começaram a sentir-se ainda mais desconfortáveis. Isto ao contrário dos homens solteiros - que também receberam a dose extra de oxitina -e dos casados - a quem foi dado um placebo: ambos sentiram muito mais à vontade com a mulher que se aproximou deles durante a investigação. Assim, a conclusão é que a oxitina age nos homens comprometidos, fazendo-os criar distância de outras mulheres atraentes,enquanto que nos solteiros não tem qualquer efeito.

O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Bona, na Alemanha, para o Journal of Neuroscience.

A oxitina é encontrada nos seres humanos na parte do cérebro designada por hipotálamo, que governa as nossas interacções sociais, como criamos amizades ou parcerias de muitos anos. Também influencia o nível de confiança entre as pessoas, mas a novidade é que este estudo prova que é um ingrediente essencial ao
influenciar os comportamentos monogâmicos em homens casados ou em relações, desde que estejam efectivamente envolvidos.





1 comentário:

  1. Viva a oxitina!!! E....meninas, a pesquisa só envolveu os homens.......

    ResponderEliminar