domingo, 18 de novembro de 2012

Dinheiro não nos faz viver mais anos, mas a felicidade sim (e ter um cão ajuda)


Viver mais anos com qualidade de vida é uma das maiores aspirações do se humano. E, por pelos vistos, não depende nem da herança genética nem do dinheiro que temos. Um estudo recente apresenta conclusões surpreendentes.É que, por exemplo, um dos factores associados à longevidade é ter um cão. Mas não só: um casamento feliz e muitos amigos também ajudam a viver mais anos. E estes factores pesam mais do que, por exemplo, se nascemos ou não num meio desfavorecido ou da nossa classe socio-económica ao longo da vida. Conclusão: a longevidade tem mais a ver com felicidade do que com o estatuto social e económico.

O estudo, da responsabilidade da Harvard Medical School, foi desenvolvido durante mais e setenta anos: teve inicio na década de 40 e seguiu mais de duzentas pessoas, jovens na altura, e que foram sendo avaliados de dois em dois anos até à actualidade. O actual responsável pela investigação, George Vaillant, revelou que, dos 31 homens solteiros do universo de estudo,apenas três estão vivos ainda, ao contrário do grupo dos casados, em que esse número é superior a um terço do total.

Em declarações à radio BBC, disse: "ter uma família feliz é muito importante, mas dos 70 aos 90 anos, ficariam surpreendidos com as pessoas que, apesar de enormes problemas, encontraram o amor". Vaillant salientou que o casamento acarreta muito maior contentamento a seguir aos 70 anos, e que a forma como envelhecemos depois dos 80 tem mais a ver com os hábitos que criámos antes dos 50 anos, do que com a genética: "o crédito de envelhecer com graça e vitalidade é mais nosso do que nossos marcadores genéticos", reforça.

E disse mais: "se quiser ser feliz e não tiver um bebé de seis meses com quem trocar sorrisos, arranje um cachorro". Estas declarações são confirmadas por investigadores da Universidade de Queens University, em Belfast, que provaram que os cães nos ajudam a não adoecer, ao reforçar o nosso sistema imunitário e ao ajudar-nos a recuperar mais depressa quando temos uma enfermidade. Além do óbvio, queé fazermos mais exercício físico! Conclusão: quem tem um cão apresenta um colesterol menos elevado e menos açúcar no sangue.

Sem comentários:

Enviar um comentário