sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vamos salvar tartarugas!



Situado na ilha grega de Zakynthos, o SEA LIFE abriu centro de salvamento de tartarugas marinhas

O SEA LIFE Porto está a celebrar a abertura do mais recente centro de salvamento de tartarugas marinhas, situado no Mediterrâneo, na ilha grega de Zakynthos. A infraestrutura é fruto do investimento do grupo Merlin Entertainments, que detém esta marca de oceanários, a par dos 240 mil euros que resultaram da doação dos visitantes dos parques marinhos de todo o mundo. O espaço – já em pleno funcionamento – visa prestar, de forma rápida, todo o tipo de cuidados médicos às tartarugas que cheguem à costa da ilha feridas, ao invés de terem de se deslocar durante mais de oito horas até ao local mais próximo, situado em Atenas.

O SEA LIFE é a primeira cadeia de aquários de todo o mundo a criar uma estação de resgate da vida marinha. A escolha recaiu sobre a ilha de Zakynthos na medida em que constitui o lugar mais importante de nidificação das tartarugas no Mediterrâneo. Porém, os números estão em declínio devido ao impacto da indústria do turismo naquela zona. Por esse motivo, cada tartaruga adulta salva no novo centro assume uma importância vital para a sobrevivência da espécie no futuro.

Rui Ferreira, diretor do SEA LIFE Porto, afirma: “Queremos desde já agradecer a todos aqueles que contribuíram para este causa. Estamos muito empenhados neste projeto e por isso mesmo continuaremos o nosso trabalho de angariação. Além do auxílio monetário, enviaremos o nosso próprio staff para ajudar na gestão do espaço e para apoiar ao nível da monitorização e da proteção dos ninhos de tartarugas, em parceria com a ONG Earth, Sea & Sky”.

Com 2.200 metros quadrados de área, o SEA LIFE Porto é um espaço de cultura, entretenimento e aprendizagem que rapidamente se tornou num ex-líbris da Invicta. Além de proporcionar a milhares de visitantes uma experiência única de descoberta das maravilhas do mundo marinho, promove a conservação das espécies pela via da consciencialização social e da educação. O peixe-palhaço, o peixe-dragão, o tubarão-de-pontas-negras e a estrela-do-mar são apenas quatro das cerca de 100 diferentes espécies marinhas e de água doce que, actualmente, habitam em cada um dos 31 aquários instalados.


Sem comentários:

Enviar um comentário