segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Projecto português com almofadas de caroços de cereja e de oliveira faz sucesso!

Uma situação de desemprego levou Zé Miguel Amorim a criar o seu próprio projecto. Nasceu assim A Ricoxete, em 2006: não conformado com uma situação de crise Zé Miguel meteu mãos à obra e decidiu apostar num original produto térmico que substitui o tradicional saco de água quente e que também pode ser usado na termoterapia – a Almofada Térmica feita com caroços de cereja. Sim, leu bem: Almofada Térmica feita com caroços de cereja. Que, na verdade, substitui perfeitamente o tradicional saco de água quente, com a vantagem que levava 1 minuto a aquecer no micro-ondas e evita acidentes que normalmente acontecem com a água a ferver. Alivia dores abdominais, lombares, cervicais, musculares, entorses, tendinites a é óptima para o alívio das famosas cólicas dos bebés.

Zé Miguel, registou a patente, escolheu o tecido, comprou 10 toneladas de caroços de cereja e meteu mãos à obra. Como sozinho não conseguia fazer as 10.000 almofadas que se propôs a fazer, pensou que o Projecto também poderia ter um cariz social e resolveu falar com os estabelecimentos prisionais. A resposta foi positiva e após ter fornecido as máquinas necessárias para fazer o trabalho, homens e mulheres detidos limpam o caroço e confeccionam as almofadas.




Parte da receita é paga pelo trabalho destas pessoas. E o melhor da experiência é que para além do valor monetário ajuda-as a sentirem-se úteis e a acreditar que a vida lhes pode dar novas oportunidades.

E assim nasce um Projecto que dum dia para o outro teve um sucesso que ele próprio não esperava. Em 2010 é lançado, pelo Centro Português de Design um Concurso de Ideias – What IF. A Ricoxete.com concorre com a Almofada Térmica e em 2011 ganha o 2º Prémio de Design Social na final, em Tallinn.

Surge agora o novo produto: Oliveira O Boneco Térmico. Uma almofada com a forma dum boneco divertido, cheio de caroços de azeitona. Direccionado para as crianças porque foram elas as principais motivadoras do aparecimento da Ricoxete.com.

Estes dois produtos podem ser adquiridos através do site www.ricoxete.com

1 comentário: